Continuando a thread da atividade física na saúde mental, talvez tenha parecido que os benefícios se limitam aos sintomas depressivos, mas não é verdade! Hoje, diversos estudos trazem benefícios importantes em outros transtornos psiquiátricos, como transtorno por uso de substância, TDAH, transtorno de personalidade e até na esquizofrenia. Trouxe alguns pontos importantes para discutirmos mais um pouco:
Atividades físicas de maior intensidade são mais eficazes na redução dos sintomas de ansiedade em comparação com atividades de menor intensidade, conforme uma revisão sistemática com metanálise.
A prática regular de atividade física reduz traços de ansiedade, que estão relacionados a uma maior tendência a desenvolver transtornos de ansiedade.
O exercício tem um impacto significativamente positivo na função executiva, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, domínios afetados em transtornos como TDAH e transtorno de personalidade borderline.
Pacientes com esquizofrenia se beneficiam da atividade física, melhorando a cognição social, memória de trabalho e atenção. Além disso, exercícios supervisionados por profissionais são mais eficazes nesse contexto.